terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Improdutividade da TV Brasileira

A falta de criatividade da televisão Brasileira parece não ter fim, todos os anos nos fazem assistir remakes de outros remakes, histórias com enredos idênticos aos da última novela ou série finalizada recentemente, isso sem falar nos reality shows, programas que em sua maioria são inúteis e sem conteúdo algum, dos quais só é possível citar como exceção o Aprendiz universitário da TV Record, que seleciona universitários para dar-lhes vivência na profissão, e ainda os premia com um emprego em uma grande corporação.
Fora isso nada mais se aproveita na TV Brasileira, o que dizer do BBB, um amontoado de pessoas sem conteúdo algum, reduzidos apenas a belos corpos e desprovidos de pudor, além de segregados sociais, que em sua maioria entram na casa para fazer a alegria da audiência, contrastando com os chamados sex symbol do programa. O que dizer então de A Fazenda, uma porção de artistas e alpinistas sociais sem mídia, convivendo no campo em busca da fama perdida e de quebra uma grana extra para sustentar suas luxuosas vidas fúteis.

Do pouco que ainda existe de produtivo na Televisão Brasileira hoje em dia, só mesmo a programação esportiva, as séries compradas da TV americana e alguns programas de auditório podem ser considerados úteis para sociedade, como por exemplo, o caldeirão do Huck, que anualmente apresenta o quadro Soletrando, que seleciona jovens de todo Brasil para uma competição de soletração, algo que faz com que a população aprenda um pouco mais sobre a língua Portuguesa. Claro que existem canais na TV Brasileira com conteúdos educativos, contudo são pouco divulgados e com audiências baixíssimas, pois as pessoas preferem assistir programas sensacionalista e de fofocas, também novelas, enquanto poderiam estar adquirindo mais conhecimento em programas culturais e de curiosidades transmitidos em canais de menor audiência.

O pior de tudo é saber que os programas educativos não existem em maior número porque nós preferimos assistir os programas ruins das lideres de audiência, que recebem muito em patrocínios, enquanto os programas que realmente têm conteúdo ficam condicionados ao apoio de grandes empresários, que em grande maioria não estão nem um pouco interessados em patrocinar programas em que seus produtos não tenham visibilidades, e assim sendo não lhe trarão retorno financeiro.

Portanto, enquanto não houver uma mudança de comportamento de nossa parte e também das pessoas que podem auxiliar na execução destes programas de conteúdo educativo, com apoio financeiro, teremos que aceitar goela abaixo estes programas inúteis que passam diariamente na TV aberto de nosso país, que necessita tanto de educação, mas que ainda se prefere ver seu povo alienado e preso em uma zona de conforto sem precedentes, que acabará por tornar as futuras gerações ainda mais escravas da mídia e de todo o lixo produzido por ela.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: