sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sucesso e Fracasso

Acredito piamente que na vida todos lutam para serem “alguém”, ou seja obter sucesso. Alguns usam de inteligência, outros de astúcia, ainda a aqueles que aproveitam as oportunidades, dentre os perfis enumerados não consta o pior e mais grotesco de todos, que é o sucesso adquirido via trapaça.
Ninguém hoje em dia é ingênuo ao ponto de crer que todos são honestos, caridosos e dispostos a ajudar seu semelhante, essas pessoas nos dias de hoje estão em extinção.
Não que eu queira dizer que seu companheiro de trabalho vai lhe “puxar o tapete” a qualquer momento, mais cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Nos dias de hoje, com o mercado competitivo como está, é difícil encontrar alguém cuja intenção seja única e exclusivamente lhe ajudar, existe muita coisa em jogo, muita troca de favores, um tal de dar aqui pra receber ali.
E isso está fazendo com que o ser humano caia em descrédito, e assim fique bem mais perto do fracasso do que do sucesso.

Fracassar não é só deixar de conquistar seus objetivos, é também criar inimizades por conta de algo aparentemente mais vantajoso, como por exemplo uma promoção no emprego, uma aceitação maior no grupo via depreciamento de um semelhante, que por vezes pode estar mais bem preparado que você no que diz respeito ao cargo a ser disputado.

Nem sempre o fracassado é o derrotado, às vezes o vencedor acaba por se tornar um fracassado por usar de má fé para vencer a disputa. Vencer é sublime, mais os fins não justificam os meios.

É mil vezes melhor sofrer uma derrota e saber que fez o seu melhor, batalhou e se esforçou ao máximo, do que vencer sabendo que as glórias não são suas. Que você foi um aproveitador sem o mínimo de caráter.

O sucesso por vezes demora a chegar, fracassamos muito mais do que vencemos, mais isso não pode nos impedir de continuar tentando, já que ninguém vence sem ter coragem de arriscar e humildade para aprender caso erre, e tenha que retornar ao ponto inicial, para só assim, tendo aprendido com os erros, conquistar a tão sonhada vitória e por conseqüência o sucesso.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: