quinta-feira, 7 de maio de 2009

Elos da corrente


Há quem diga que a corrente sempre se rompe no elo mais fraco, mais se analisarmos friamente, como podemos definir qual o elo mais fraco, se todos os elos são feitos do mesmo material, podendo suportar a mesma carga de força aplicada que os demais.
Temos que ter por base que ninguém criaria uma corrente com um elo mais fraco de propósito, que se fizesse algo para prejudicar todo um trabalho. Creio que o mais correto seria dizer que o elo em questão, se rompeu, pois foi sobrecarregado, ou seja, teve de suportar a carga de peso que lhe cabia e mais um pouco da carga de cada elo restante.
Esta sobrecarga fez com que, por um motivo óbvio, viesse a se romper, já que o peso atribuído ao elo em questão foi superior ao atribuído aos demais elos componentes desta corrente. Podemos transportar essa idéia dos elos da corrente para nossa vida, nosso cotidiano, já que, o que seria a vida senão uma imensa corrente, onde cada elo representa uma pessoa de nosso convívio, seja em família ou no ambiente de trabalho.
Cada um tendo como obrigação, suportar parte do “peso”, assumir parte das responsabilidades, não deixando que essa responsabilidade caísse sobre uma única pessoa.
Pode-se até dizer que os elos que mais suportam o peso são os que ficam nos extremos, por estarem em contato direto com o ”peso” a ser seguro. Mais o que seria dos extremos da corrente se não fossem os elos que os dão suporte? Que não os deixam ser sobrecarregados, que impedem que se rompam...Num agrupamento de pessoas, que se destinam a um objetivo em comum, deveria, e digo isso porque raramente acontece, haver o mesmo comprometimento. Sendo que para conquistarmos êxito em nossas tarefas, precisamos do máximo de suporte, de gente disposta a dar um pouco mais de si para que a meta seja alcançada, que abra mão de sua vaidade pessoal em prol da equipe, que use de um mínimo de humildade para agregar valor ao grupo e não deflagrar uma guerra de vaidades, que por conseqüência, levará a derrocada da equipe.
O segredo do sucesso é a humildade, o sentido de grupo, o saber ouvir e em determinados momentos também impor sua opinião, desde que não a tome como verdade absoluta, como se nada do que foi apresentado até o momento tivesse importância para você. Pois as melhores idéias são adquiridas através do embasamento em outras, talvez não tão formidáveis no primeiro instante, mais que se bem trabalhadas, podem se torna a solução de um problema.
Sendo assim podemos chegar a conclusão que, a corrente não se rompe no elo mais fraco, e sim no mais sobrecarregado, o que está tendo a função de suportar o “peso” não só dele, mais o de boa parte do restante dos elos, e isso acontece muitas vezes por simples detalhes, como falta de comprometimento, humildade e má distribuição de funções “peso”.


By: Rivaldo Yagi

2 comentários:

Shuzy disse...

"a corrente não se rompe no elo mais fraco, e sim no mais sobrecarregado"

Isso explica muita coisa...


C*=

Angela Torres disse...

Excelente o seu artigo... acabei de passar por uma auditoria na empresa e identifiquei toda situação ocorrida antes, durante e após a auditoria neste seu artigo... realidade pura. Parabéns, adorei!!!