domingo, 20 de junho de 2010

Televisão

Como já dizia o refrão da música dos Titãs em meados da década de 80, e que ainda reflete muito da realidade brasileira, “a televisão me deixou burro, muito burro demais”. E isso só ocorre porque nos deixamos levar pelo poder da mídia, que nos impõe uma programação repleta de programas de pouco ou até mesmo nenhum conteúdo relevante, que nos faça raciocinar, aprender algo que possa ser usado para nosso crescimento pessoal e talvez até profissional.

Somos bombardeados por programas que só enaltecem o que a de pior na sociedade, as mesquinharias, falta de caráter, desonestidade e muito outras coisas depreciativas. Prova disso são as exceções, aqueles programas que foram criados para medir o nível de conhecimento, mas infelizmente só revelam o nível de ignorância de muitas pessoas em rede nacional. Não que estas pessoas não tenham culpa, pois não procuraram informação, mas também não devem ser subjugadas, já que tais informações também não lhes foram apresentadas. E se foram, não o fizeram de maneira que lhe despertasse interesse, que por conseqüência o faria buscar mais informações sobre o assunto.

Vivemos a mercê da cultura dos desenhos animados violentos e sem sentido, dos programas de variedades fúteis e de baixarias generalizadas. Os programas que realmente fariam a diferença na vida das pessoas passam em canais de pouca audiência, e isso se dá pela pouca divulgação e até mesmo pela baixa condição financeira que têm disponível para autopromoção, como também por serem transmitidos em horários inapropriados, levando em consideração o público alvo, que nesses horários está dormindo ou a caminho do trabalho.

Infelizmente quem quer assistir programas de bom gosto, independente da faixa etária, tem que ter bala na agulha para bancar mensalmente canais por assinatura, que em sua maioria é internacional, mais uma prova de que manter o povo ignorante é tão importante para mídia, quanto para o governo.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: