quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sobre tendenciosidade...

Nós Seres Humanos somos incrivelmente complexos, até nas coisas mais simplórias demonstramos esta complexidade, damos pesos diferentes a coisas semelhantes, e em suma o fazemos apenas por afinidade, ou seja, por gostarmos ou não de algo ou alguém, tornando assim nossa decisão totalmente tendenciosa e parcial.

Se ainda houver dúvidas sobre o que acabei de escrever, pare um minutinho e pense, lembre dos argumentos criados e/ou enumerados por você no momento em que deseja expressar a sua opinião a respeito de algum evento, que pode ser relativo a alguma coisa ou a alguém. Se você gosta do tema da discussão, você tende a exaltar as qualidades e minimizar os defeitos, agora se o sentido for o inverso, você dará maior valia e ênfase ao que existe de ruim, tratando o que for bom com certa indiferença, às vezes até diminuindo a importância dos pontos positivos do objeto de discussão.

Estas características tornam-se mais evidentes quando tratamos de pessoas, quando gostamos da pessoa, tendemos a abrandar as conseqüências de seus erros, utilizar seus acertos para minimizar seus erros, na mesma medida, tratamos nossos desafetos quando fazem algo bom, dizemos que não fizeram mais que sua obrigação, já quando cometem uma falha até mesmo proporcional a de alguém que temos afinidade, damos a esta falha proporções astronômicas.

Pois como já sabemos o prejulgar é inato, nascemos, vivemos e com certeza morreremos fazendo julgamentos, porém o que se nota é que somos muito parciais em nossos julgamentos, pesamos atitudes semelhantes de formas diferentes, e o fazemos por uma questão de afinidade com as pessoas, ou se estivermos discutindo qualquer outro tipo de coisa, vamos sempre dar maior valia ao que nos interessa e desdenhar da outra vertente apresentada. Contudo, ainda existe um determinado grupo de críticos que desconhecem o assunto abordado, mas mesmo assim emitem opinião sobre o mesmo, aliás, este tipo de critico é o que mais existe, argumenta sem conhecimento de causa, muitas vezes o fazendo sobre comentários alheios ou até mesmo por uma noção superficial do que se está avaliando.

Sendo assim, para avaliarmos algo ou alguém, sabendo que não estamos livres de fazer julgamentos, devemos pelo menos ser imparciais, ou seja, esquecer pelo menos por um momento o vínculo que temos com a pessoa, e pesar sua atitude em igualdade de condições com a do individuo que você não conhece ou não tem simpatia, não que seja fácil, mais com toda certeza se faz necessário, pois por justiça todos têm que usufruir dos mesmos direitos, porém isso vai da concepção de ética de cada um.


By: Rivaldo Yagi

3 comentários:

Gabriel Caetano disse...

Interessante texto parceiro, mais anda colocado ao lado da piadinha sobre febem e flamengo na coluna do twitter.

me faça uma visita também

gabriel-caetano.blogspot.com

e não esqueça de comentar

abraço

Gabriel Caetano disse...

não esquenta que eu sei que não foi seu comentário... é só que não pude deixar de observar a contradição com o texto que estava lendo...

Érica Marina disse...

Sinto informar-lhe o plágio desta plagiadodra de plantão:
http://nocaleidoscopiodalilian.blogspot.com/2011/03/serve-pra-voce.html

Favor colaborar e denunciar no "UOL Denúncia", assim como estou fazendo com os textos que ela me roubou.