segunda-feira, 5 de julho de 2010

Futebol, paixão Mundial!


Há quem pergunte qual a graça de assistir 22 homens correndo atrás de uma bola. A resposta é muito simples, nenhuma, pois o futebol não tem o intuito de ser engraçado, apesar de alguns atletas protagonizarem lances bizarros.

O que torna o futebol um esporte popular e apaixonante, é a vertente de sentimentos e emoções proporcionadas pelo mesmo. Afinal que outro esporte pode ser praticado em qualquer pedaço de terra, utilizando qualquer objeto como bola e ainda provoque mudanças comportamentais instantâneas em um indivíduo, que estando envolto no jogo muda completamente sua personalidade, de tal forma que nem o próprio individuo se reconheça.

Pode-se ainda citar como exemplo os acontecimentos inacreditáveis ocorridos durante uma partida, onde um atleta pode converter-se de herói em vilão em segundos ou mesmo em um único lance, assim como partidas onde a equipe favorita acaba sendo derrotada de forma surpreendente. Outro fator que torna o futebol um esporte fantástico é relacionado a alguns atletas, que fazem coisas inacreditáveis com a bola, que são capazes de decidir uma partida com um lance diferenciado, mágico, extremamente fenomenal. E estes atletas são considerados astros, pessoas que ganham status e respeito internacional, muitas vezes beirando o analfabetismo, ganhando também cifras astronômicas somente com seu talento natural. Que em contrapartida podem destruir sua formidável carreira em uma partida mal jogada, ou por conta de um lance impensado, que acabará provocando a fúria de pessoas que anteriormente nutriam farta admiração por seu futebol.

Entretanto, o futebol como diz o ditado, “é uma caixinha de surpresas”, assim sendo, concede o direito a uma segunda chance a seus praticantes. Um atleta de qualidade duvidosa, pode acabar se tornando um herói, assim como um atleta que após um lance desastroso acabou perdendo sua credibilidade, consiga recuperá-la algum tempo depois, voltando assim a obter a admiração das pessoas que um dia deixaram de acreditar em suas capacidades.

Portanto é justo afirmar que o futebol não se reduz a 22 atletas empenhados em correr atrás de uma bola, futebol é muito mais do que isso, só basta que as pessoas que não gostem do esporte tenham um mínimo de bom senso e procurem obter informações sobre tal esporte, que não é o mais popular do planeta por acaso.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: