sexta-feira, 23 de julho de 2010

Superestimar às vezes é prejudicial

Todos nós vivemos em uma busca incessante por reconhecimento, desejamos que nossos esforços sejam vistos e com isso conquistemos respeito. Gostamos de elogios, uma boa massagem no ego, notoriedade, confiança das pessoas que nos rodeiam, e isso não se reduz apenas a vida pessoal, engloba também a vida profissional.

Desde que nascemos somos testados por nosso grupo social, e através destes testes atribui-se a nós um nível de capacidade, um limite ao qual consideram que nunca seremos capazes de ultrapassar. Por outro lado, muitas vezes nos é conferido um prognóstico de capacidade acima do que nós mesmos consideramos ter, ou seja, nos superestimam. E esta superestima é assimilada de inicio como algo honroso, uma espécie de premio por nossa dedicação, mas como o tempo descobrimos que tal valorização é exagerada e começamos a sentir o peso desta responsabilidade. É neste momento que descobrimos que o reconhecimento uma vez adquirido, não nos trará apenas benefícios, mas também maiores expectativas em relação a nossa pessoa, e com isso geram também cargas maiores de obrigação, que nos testarão dia após dia, fazendo com que nos sintamos cada vez mais cobrados e acabemos por nos cobrar também de forma exagerada.

E todo esse exagero nos remete a uma herança maldita, o estresse, que é ocasionado por uma sobrecarga de responsabilidade imposta a nós por pessoas que superestimam nossas capacidades, que nos consideram infalíveis, capazes de realizar qualquer tarefa, a qualquer momento, em qualquer hora. Porém, somos seres humanos, como tal temos nossas limitações, que não são vistas pelas pessoas que confiam em demasia em nossas capacidades, e em contrapartida, nós para não as decepcionar acabamos por nos prejudicar em caráter emocional, físico e até mesmo no que remete a nossa vida social.

Assim sendo, devemos ter consciência de que nem sempre superestimar é sinônimo de exaltação, pois em algumas situações atribuir um valor ou confiança demasiado a uma pessoa pode ter efeito contrario a intenção inicial, fazendo com que o individuo acabe sendo prejudicado por sua alta valorização perante os outros, e até mesmo em relação a si próprio, já que pode acabar por desenvolver doenças relativas à grande exigência do mesmo, em relação a importância que lhe é atribuída, e grande parte dessas doenças têm como válvula de escape o estresse.

By: Rivaldo Yagi

Um comentário:

Guilherme disse...

Muito bom...

Pra resumir tudo em uma frase;

"Quanto mais você trabalhar e quanto melhor for o seu trabalho, mais serviço vão passar pra você e maior ainda será a cobrança."