terça-feira, 7 de setembro de 2010

As Caixas de Problemas

Uma coisa comum a todo individuo é o fato de ter problemas, todos têm e sempre os terão, porém o que se deve aprender é a lidar com estes problemas. E principalmente a não misturá-los, pois se isto ocorrer acabará por tornar tudo mais difícil de resolver e assim ficaremos reféns dos mesmos, sem que sejamos capazes de resolvê-los dali em diante. Faremos o que se chama popularmente de “empurrar com a barriga”.

Mas para que não seja necessário conviver com os mesmos problemas cotidianamente por toda nossa vida, e também misturá-los de forma a não conseguir mais distingui-los, podemos estar criando a Caixa de problemas, um recipiente imaginário, onde colocaremos nossos problemas referentes cada área de nossa vida, ou seja, deixaremos no trabalho os problemas referentes ao mesmo, e o faremos da mesma forma com os demais segmentos de nossa vida. Se nos educarmos a fazer este tipo de coisa, em pouco tempo notaremos uma diminuição na carga de estresse diário que sofríamos antes de implementar tal técnica.

Veremos que se tratarmos dos problemas referentes a cada “caixa” no local onde a deixamos, em pouco tempo estaremos muito mais aliviados e dispostos a enfrentar a rotina diária, assim como também ficaremos mais bem humorados e felizes, e por conseqüência faremos com que os que nos rodeiam acompanhem nossa evolução, sentindo-se ainda mais a vontade em nossa presença e também abertos a trocar idéias e até oferecer soluções para ajudá-lo na resolução de seus problemas.

Pois é bem sabido que em relacionamentos interpessoais nossas atitudes são como bolas de neve montanha abaixo, ou seja, aumentam a cada volta dada em sua queda e também que a atitude dos outros em relação a nós é reflexo de nosso comportamento em relação a eles. Por isso empenhe-se em organizar seus problemas, guarde-os cada um em sua caixa, resolva-os em seu próprio ambiente, nunca misture o conteúdo das caixas se não quiser voltar à vida atribulada de antes. Outra dica importante, se você tem um grande amigo que trabalha com você, alguém de sua família ou sua esposa/namorada, tome cuidado para não misturar o conteúdo das caixas Relacionamento Pessoal e Relacionamento Profissional, pois essa mistura pode gerar problemas de proporções catastróficas e acabar destruindo uma relação que poderia ter tudo para dar certo.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: