segunda-feira, 26 de julho de 2010

Equilibrio entre Superestima e Subestima

Bem, nos últimos dois post escrevi sobre subestima e superestima, e os efeitos causados nos indivíduos acometidos por estes dois extremos, claro que tudo descrito como opinião pessoal, no sentido de incitar em cada um seu poder de reflexão sobre o assunto. Então hoje estarei discorrendo sobre o que considero o equilíbrio entre ambos os temas, pois os mesmos se fazem necessários na vida de todos nós.

Quando tratamos da subestima, do fator demonstrar ao individuo suas limitações, nem sempre estamos interessados em diminuí-lo, mas sim ajudá-lo a corrigir alguns erros de comportamento, para que assim o mesmo possa evoluir e alcançar o êxito em seus objetivos de vida. No entanto, existem pessoas que têm prazer em diminuir às outras, em mostrar sua superioridade em um determinado campo em que ambos se dedicam a ocupar, e o fazem não para ajudar no crescimento do outro, mais sim para persuadir o individuo a acreditar que é incapaz e então vir a desistir do objetivo. Entretanto tais indivíduos, que se dedicam em subestimar os outros, têm também um grave problema, elas se superestimam, ou seja, dão a si próprio um valor além do que realmente têm, e com isso podem acabar metendo os pés pelas mãos em algum momento, acabando por falhar, então neste momento se encontraram em uma situação difícil, pois ninguém vai se prestar a ajudá-lo, muito por causa de sua soberba, o que o afastou dos demais.

Para alguns destes indivíduos que superestimam suas capacidades falhar os serve de lição, e os fazem refletir sobre suas atitudes e então regenerar-se, contudo existem outro grupo, onde se encontram os indivíduos orgulhos, que preferem morrer a aceitar que falharam e precisam de ajuda para se recuperar, atribuem sua falha a interferência de terceiros, dizem-se perseguidos, tentando transferir sua incompetência para os demais, e assim se isolam ainda mais dos demais indivíduos, e por esse motivo demoram muito mais tempo para se reerguer, isso quando conseguem.

Sendo assim, para que um individuo atinja o sucesso em sua vida, é necessário que o mesmo consiga o equilíbrio entre estas duas vertentes descritas, pois nos dias de hoje temos provas mais que suficientes que os extremistas nada mais são que indivíduos limitados, incapazes de atingir o ápice de seu potencial, pois são seres inflexíveis, que se negam veementemente a mudar de opinião ou até mesmo aceitar sugestões.


By: Rivaldo Yagi

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Superestimar às vezes é prejudicial

Todos nós vivemos em uma busca incessante por reconhecimento, desejamos que nossos esforços sejam vistos e com isso conquistemos respeito. Gostamos de elogios, uma boa massagem no ego, notoriedade, confiança das pessoas que nos rodeiam, e isso não se reduz apenas a vida pessoal, engloba também a vida profissional.

Desde que nascemos somos testados por nosso grupo social, e através destes testes atribui-se a nós um nível de capacidade, um limite ao qual consideram que nunca seremos capazes de ultrapassar. Por outro lado, muitas vezes nos é conferido um prognóstico de capacidade acima do que nós mesmos consideramos ter, ou seja, nos superestimam. E esta superestima é assimilada de inicio como algo honroso, uma espécie de premio por nossa dedicação, mas como o tempo descobrimos que tal valorização é exagerada e começamos a sentir o peso desta responsabilidade. É neste momento que descobrimos que o reconhecimento uma vez adquirido, não nos trará apenas benefícios, mas também maiores expectativas em relação a nossa pessoa, e com isso geram também cargas maiores de obrigação, que nos testarão dia após dia, fazendo com que nos sintamos cada vez mais cobrados e acabemos por nos cobrar também de forma exagerada.

E todo esse exagero nos remete a uma herança maldita, o estresse, que é ocasionado por uma sobrecarga de responsabilidade imposta a nós por pessoas que superestimam nossas capacidades, que nos consideram infalíveis, capazes de realizar qualquer tarefa, a qualquer momento, em qualquer hora. Porém, somos seres humanos, como tal temos nossas limitações, que não são vistas pelas pessoas que confiam em demasia em nossas capacidades, e em contrapartida, nós para não as decepcionar acabamos por nos prejudicar em caráter emocional, físico e até mesmo no que remete a nossa vida social.

Assim sendo, devemos ter consciência de que nem sempre superestimar é sinônimo de exaltação, pois em algumas situações atribuir um valor ou confiança demasiado a uma pessoa pode ter efeito contrario a intenção inicial, fazendo com que o individuo acabe sendo prejudicado por sua alta valorização perante os outros, e até mesmo em relação a si próprio, já que pode acabar por desenvolver doenças relativas à grande exigência do mesmo, em relação a importância que lhe é atribuída, e grande parte dessas doenças têm como válvula de escape o estresse.

By: Rivaldo Yagi

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nunca Subestime a capacidade alheia

Quem nunca ouviu aquela frase clichê que diz para não subestimarmos a capacidade alheia, creio que todos em algum momento viemos a ouvir, e muitos até a consideram uma realidade, inclusive eu. Realmente não se deve questionar a capacidade das pessoas, pois todos os seres humanos têm capacidade de desenvolvimento, basta que os próprios queiram evoluir e se dediquem para atingir tal objetivo.

Como único animal racional entre todas as espécies existentes no planeta, (digo no planeta, pois o universo é até onde se sabe infinito e assim sendo, seria soberbo acreditar que somos os únicos seres pensantes do universo), o ser humano tem em si o poder de criar e/ou aperfeiçoar tudo o que lhe parecer necessário. Claro que alguns têm um grau de intelecto até certo ponto mais evoluído do os outros, porém isso não significa que os outros não possam vir a desenvolver seu intelecto a ponto de igualar ou até superar aqueles que eram considerados superiores. E esse fator que o possibilita aprender e apreender, que faz do ser humano um ser de capacidades inestimáveis, ou seja, ausente de mensuração.

Assim como não se pode mensurar a capacidade intelectual e racional dos seres humanos, também não se deveria subestimar tais capacidades, pois cada individuo tem um desenvolvimento diferenciado em relação ao que se propõe a fazer e/ou aprender. Com isso o que determinará o desenvolvimento de cada individuo será a sua vontade de tornar-se melhor, e não suas limitações, salvo em situações em que o individuo nasça com alguma patologia que impeça sua compreensão de mundo, que afete seu intelecto, sendo assim, os indivíduos que não pertencem ao grupo das exceções, tem capacidade o suficiente e não devem ser subestimados.

By: Rivaldo Yagi

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O poder das Marcas


Vivemos em um mundo dominado por estereótipos, regras extra-oficiais que regem as redes sociais, isso faz com que sejamos aprisionados em uma cadeia de consumismo desenfreado, onde somos bombardeados por propagandas que em sua maioria tem um conteúdo subliminar, algo que inconscientemente nos faz procurar por um produto muitas vezes desnecessário a nosso dia-a-dia, e o pior de tudo é que o trabalho é tão bem feito que ao invés de guardarmos o verdadeiro nome do produto, acabamos por guardar o nome da marca. Se pararmos alguns momentos para pensar, encontraremos vários exemplos de tal fato, pois estes produtos são utilizados diariamente por pessoas próximas ou até mesmo por nós.

E este domínio se faz presente também em produtos de necessidade constante, como por exemplo, na indústria de vestuário, onde aparece de forma assustadora, pois além das campanhas publicitárias, onde tal indústria como todas as demais, usa seu cliente como garoto propaganda, ainda lucra com a exposição da marca. Porém, o que a diferencia e a torna superior as demais, é o fato de conseguir cobrar do cliente pela propaganda, ou seja, além de pagar quantias muitas vezes astronômicas pelo produto, o cliente ainda sai estampando a marca da empresa em tamanho muitas vezes proporcional ao tamanho do produto. Pois como as pessoas já estão condicionadas a considerar a marca mais importante que a qualidade do produto, não que a qualidade nunca venha junto com a marca, porém isso muitas vezes acontece, se sujeitam a este serviço, mesmo que de forma inconsciente.

Como podemos ver, algumas dessas informações são explicitas, porém poucas vezes notadas, e se notadas, são deixadas de lado, pois marca remete a status e quem não tem status nos dias de hoje não tem identidade. Infelizmente essa é a realidade, ou você se submete ao poder das marcas ou é marginalizado, e ninguém quer ser marginalizados não é? Bom, bem por isso se torna difícil a desvinculação deste contexto. Possível é, como também difícil de acontecer, infelizmente teremos de continuar vivendo neste mundo estereotipado.



By: Rivaldo Yagi

sábado, 10 de julho de 2010

E o Universo Conspira...


Você já parou para pensar nas energias que movimentam o universo? Esse campo energético que faz tudo ao nosso redor trabalhar, possibilitando-nos diariamente a experimentação. Bom, há tempos venho pensado nisso, e a cada dia que passa me convenço de que o universo conspira, tanto a favor como contra nós, tudo depende de como reagimos as suas investidas.

Muitas vezes eventos ocorrem em nossas vidas e não sabemos explicá-los, porém em minha concepção tais eventos são conseqüências de nossas atitudes, e assim sendo respostas do universo, que se tivermos sensibilidade para notá-las, nos mostrarão o que deve ser ou não mudado em nossa concepção de mundo. Algo que nos norteará, nos apresentará uma direção a seguir, e caberá somente a nós decidir o caminho a trilhar, como também a aceitação das conseqüências provenientes de tal decisão.

Existem momentos em nossas vidas em que o universo parece nos testar, parece querer nos dar um sinal de quem manda realmente, de que nada acontece sem a intervenção do mesmo. Tenta nos mostrar que correr riscos faz parte da vida e se fazem necessários, como também nos permite vivenciar situações que nos farão reconsiderar velhos conceitos, sendo que tudo acontece de uma maneira tão sutil que muitas vezes nem nos damos conta no momento, contudo tais experiências se tornarão parte significativa em nosso baú de riqueza intelectual, que não deverá obter tranca, deverá estar sempre aberto a receber mais conhecimento, pois nosso baú intelectual tem capacidade infindável, mesmo que algumas pessoas insistam em lhe impor limites e/ou trancá-lo, impossibilitando a entrada de novos conhecimentos, talvez por considerar que possa perder o que já pertence, porém esquece-se que em se falando de intelecto o que é apreendido nunca se perderá.

Portanto devemos nos concentrar em aprender a ouvir a voz do universo, entender seus sinais e praticá-los diariamente, pois dentro de sua imensidão somos pequenas partículas de poeira sopradas ao esmo, orientadas pelo que se pode chamar de bússola do destino, algo complexo e fantástico que nos prova diariamente a nossa pequenez, como também a nossa gigantesca importância na constituição desta magnífica “maquina universal”, onde nos encaixamos como peças de engrenagem primordiais ao seu funcionamento pleno.

By: Rivaldo Yagi

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Futebol, paixão Mundial!


Há quem pergunte qual a graça de assistir 22 homens correndo atrás de uma bola. A resposta é muito simples, nenhuma, pois o futebol não tem o intuito de ser engraçado, apesar de alguns atletas protagonizarem lances bizarros.

O que torna o futebol um esporte popular e apaixonante, é a vertente de sentimentos e emoções proporcionadas pelo mesmo. Afinal que outro esporte pode ser praticado em qualquer pedaço de terra, utilizando qualquer objeto como bola e ainda provoque mudanças comportamentais instantâneas em um indivíduo, que estando envolto no jogo muda completamente sua personalidade, de tal forma que nem o próprio individuo se reconheça.

Pode-se ainda citar como exemplo os acontecimentos inacreditáveis ocorridos durante uma partida, onde um atleta pode converter-se de herói em vilão em segundos ou mesmo em um único lance, assim como partidas onde a equipe favorita acaba sendo derrotada de forma surpreendente. Outro fator que torna o futebol um esporte fantástico é relacionado a alguns atletas, que fazem coisas inacreditáveis com a bola, que são capazes de decidir uma partida com um lance diferenciado, mágico, extremamente fenomenal. E estes atletas são considerados astros, pessoas que ganham status e respeito internacional, muitas vezes beirando o analfabetismo, ganhando também cifras astronômicas somente com seu talento natural. Que em contrapartida podem destruir sua formidável carreira em uma partida mal jogada, ou por conta de um lance impensado, que acabará provocando a fúria de pessoas que anteriormente nutriam farta admiração por seu futebol.

Entretanto, o futebol como diz o ditado, “é uma caixinha de surpresas”, assim sendo, concede o direito a uma segunda chance a seus praticantes. Um atleta de qualidade duvidosa, pode acabar se tornando um herói, assim como um atleta que após um lance desastroso acabou perdendo sua credibilidade, consiga recuperá-la algum tempo depois, voltando assim a obter a admiração das pessoas que um dia deixaram de acreditar em suas capacidades.

Portanto é justo afirmar que o futebol não se reduz a 22 atletas empenhados em correr atrás de uma bola, futebol é muito mais do que isso, só basta que as pessoas que não gostem do esporte tenham um mínimo de bom senso e procurem obter informações sobre tal esporte, que não é o mais popular do planeta por acaso.


By: Rivaldo Yagi