sábado, 2 de julho de 2011

Vida Sustentável

A Sociedade evoluiu, o Homem poluiu, destruiu muitos bens naturais, e tornou mais vulnerável a nossa existência. Assim como também fez grandes descobertas, e a partir delas salvou muitas vidas. Como conseqüência destes avanços surgiram os desequilíbrios ambientais, aos quais o Homem de hoje dedica grandes estudos para encontrar soluções, buscando diminuir seus efeitos degradantes para que assim possa garantir melhor qualidade de vida à nossa raça.

O Homem de hoje está cada vez mais preocupado com a qualidade do Ar, a escassez de recursos naturais, tomando maior cuidado com os recursos renováveis, retirando a quantidade necessária para o uso e repondo de maneira proporcional,como também em produzir bens retornáveis (Recicláveis), pois sabe que desta forma estará poupando o Ecossistema e por conseqüência sua própria saúde.

Prova de toda essa preocupação da humanidade com o Planeta, são as diversas campanhas a favor das chamadas energias limpas, Hidroelétricas, Termoelétricas, Eólicas, dentre outras. Assim como está se tentando fazer com os combustíveis, onde se pretende substituir os fósseis, como o Petróleo, pelo Hibrido.

Outra grande ação consciente é a preservação da vida animal, onde ambientalistas dedicam-se na defesa da vida animal, principalmente de animais silvestres, muitos deles beirando a extinção, contudo, neste sentido a luta é bem mais difícil, pois muitos Homens ainda se utilizam da caça como lazer ou abatem em maior quantidade do que podem consumir, causando assim déficit de subsistência de algumas espécies, que acabam por ter sua capacidade reprodutiva natural cerceada, já que os principais alvos dos caçadores são os animais adultos, por conseqüência os que têm potencial reprodutor. Desta forma a única maneira de preservar algumas espécies é em cativeiro e com reprodução controlada e/ou efetuada em laboratório.

Se pensarmos nesta segunda questão, a dos animais, veremos que apesar do Homem estar mais preocupado com seu futuro, ainda é deveras egoísta, pois se concentra em preservar sua espécie, mas não em cuidar das demais, parecendo esquecer-se que cada uma delas têm sua função, e a falta de qualquer uma delas causará um desequilíbrio na cadeia alimentar, que pode acarretar numa inversão de posições e culminar com os predadores convertidos em presas.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: