quarta-feira, 28 de abril de 2010

O verdadeiro sábio não precisa demonstrar quem é, pois é reconhecido por si só!

Existem pessoas que têm uma imensa necessidade de mostra-se culto, inteligente ou algo do tipo. Gostam de estar no centro das atenções, de serem exaltados, obter um falso destaque frente aos demais. Porém, infelizmente, quando viram as costas são motivo de chacota pelas mesmas pessoas a quem tentara impressionar, ou seja, de fato não se faz necessário a auto-exaltação frente às pessoas com as quais se convive diariamente, e em muitas oportunidades diante das que se tem pouco convívio também.

Este tipo de conduta vai acabar tendo um efeito contrario ao que gostaria, ao invés de ser reconhecido por sua capacidade intelectual, vai acabar sendo taxado como egocêntrico, e assim acabará por rodear-se de pessoas aproveitadoras, que só ficaram ao seu lado nos momentos em que suas capacidades intelectuais lhes forem necessárias, fora isso irão excluí-lo de qualquer outra atividade. E isso irá acontecer pelo motivo de que as pessoas gostam de se relacionar com pessoas agradáveis, pessoas que não tem a necessidade de se auto afirmar a cada segundo, que saibam portar-se de acordo com momento em questão.

É preciso conscientizar-se que não é necessário demonstrar seu grau de intelectualidade a cada passo que se dá, como em todos os outros segmentos existem momentos propícios para tal. E é neste exato momento que se faz necessária a demonstração de seus conhecimentos, fora isso guarde tudo o que sabe para você, pois é possível impressionar as pessoas com atitudes bem mais simples, e que lhe farão gastar bem menos neurônios.

Sendo assim, não se considere um sábio, haja como um, e a melhor maneira de fazer isso é deixando as pessoas reconhecerem suas qualidades, e não vivendo em função de mostrá-las, enfiando goela abaixo das pessoas, como se fosse necessário explicitar a ignorância alheia enaltecendo a sua sabedoria, na realidade isso só vai transparecer a sua boçalidade, nada mais que isso.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: