sexta-feira, 16 de abril de 2010

Política e o ser político!

Todos somos seres políticos, isso é fato. Porém é preciso separar o ser político de politicagem, principalmente no que se refere a partidos político, pois é só chegarmos perto de época eleitoral ou em uma situação em que o futuro de uma instituição e/ou governo está próximo de ser decidido, que isso vem a gerar um clima de animosidade, pessoas agem irracionalmente, inventam histórias, fazem intrigas e esquecem-se do primordial, apresentar suas propostas e acima de tudo qualidades e ideais pelos quais pretendem lutar.

Toda essa selvageria me enoja, me faz perder muito da confiança que tenho no ser humano, me faz ter vergonha por vezes de pertencer a esta raça, que apesar de ter o dom de racionalizar, nestes momentos em especial, perdem as estribeiras e acabam por agir com uma irracionalidade que superaria até a dos animais ditos não pensantes.

Vivemos em um país democrático, a dita República Federativa do Brasil, onde constitucionalmente nos seria garantido o direito de escolher as pessoas as quais gostaríamos que nos representassem, mais que por diversas vezes não acontece, pois a corrupção causada pelo poder, faz com que pessoas não dêem oportunidade a outras de mostrar seu valor, de mostrar que podem sim adotar projetos existentes e que funcionaram, e juntar a eles novas idéias que podem tornar a instituição, pais, estado ou município melhor para o povo que depende dos mesmos.

É preciso ter consciência de que o tempo do coronelismo já passou, e que agora precisamos esquecer a tal ganância exacerbada depositada sobre cargos que deveriam ser de posse cíclica, ou seja, dando a cada grupo o direito de estar à frente, para que assim possam colocar em pratica a suas idéias em prol de toda uma comunidade, porém isso não acontece, e do jeito que as coisas andam nunca irá acontecer. Com isso me vem a possibilidade de fazer a pergunta que não quer calar, do que me serve uma republica que prega direitos iguais a todos os cidadãos, se o poder fica limitado a uma meia dúzia de hipócritas de colarinho branco?

Sem alguém tiver a resposta, por favor me explique, ou melhor me diga por que ainda não mudamos de nome e voltamos a ditadura, onde a repressão e o poder centralizado imperavam. Segundo Aristóteles o homem é um animal político, porém no meu conceito, perde em determinados momentos a racionalidade.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: