segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Entre Preço e Valor


Muita gente ainda hoje confunde o sentido dessas duas palavras, talvez pela onda capitalista que impera mundo a fora, onde o mais importante é ter, independente da necessidade, tem-se que adquirir o supérfluo para fazer-se notado, mas onde está a verdade disso? Porque ainda se vive tão preocupado com a opinião do outro, porque ainda se coloca aparência acima de caráter? São perguntas com inúmeras possibilidades de resposta, entretanto nenhuma delas capaz de explicar tal fenômeno, ou até mesmo qual o intuito de viver em função disso.

Uma possibilidade de resposta que pode pelo menos servir de reflexão é a de que poucas pessoas saibam diferenciar o sentido dessas duas palavras, mas infelizmente não por culpa delas, pois se o fosse, seria muito fácil fazê-las entender a diferença, o grande problema é que essa confusão vem acompanhando a sociedade e ditando regra há décadas, e por assim ser acabou por se popularizar e cair no senso comum, sendo então usadas como sinônimas uma da outra.

Contudo, vamos tentar colocar em evidência a principal diferença entre estas duas palavras e desta forma mostrar como apesar de terem colocado-as em nível de igualdade, estas tem sentido consideravelmente diferentes. Vejamos a palavra Preço, o que podemos dizer sobre ela? Seu significado está diretamente ligado a quantia que se paga por um bem ou serviço, mas que em algumas oportunidades encontra em seu conceito a palavra valor, como se a mesma fizesse parte do significado da palavra Preço, entretanto o sentido de valor contido no conceito de Preço é muito reducionista e direto, tendo como meta resumir este conceito.

Mas se formos observar o significado da palavra Valor, veremos que o mesmo tem mais a ver com os atributos ou até mesmo função de um determinado bem ou serviço, ou seja, está mais ligado a confecção do Preço do que se está adquirindo, levando em consideração a importância do fim para o qual será utilizado.

Desta forma podemos dizer que Preço é algo frio, que tem como única incumbência estabelecer a quantia a ser dispensada para a obtenção de um bem, enquanto Valor está mais envolvido com emoção, onde se busca a satisfação de uma necessidade, independente da quantia ou esforço despendido para conquistá-la. Para simplificar, podemos exemplificar a relação de dois produtos que tenham a mesma finalidade, entretanto um com custo 20% maior que o outro, se for pensar pelo quesito utilidade, e sabendo que os dois farão o mesmo trabalho você irá adquirir o mais barato, pois levará em consideração o Preço, mas se um destes produtos tiver uma marca forte, e uma boa campanha publicitária, você tenderá a pagar mais caro somente pelo Valor da marca, que neste caso é simbólico, assim como você pode comprar o Vídeo Game de última geração para o seu filho e ele não se empolgar muito com o eletroeletrônico, mas ficar infinitamente feliz em ganhar um pacotinho de soldadinhos de plástico, nesse exemplo fica clara a diferença entre Valor e Preço, onde o Preço aqui fica em segundo plano frente ao Valor que a criança dará aos presentes.

By: Rivaldo Yagi

Um comentário:

Chapéu de sol disse...

Muito bommmmmm este texto
Parabéns!
HS