terça-feira, 25 de agosto de 2009

Motivação

Motivação, eita palavrinha complicada de entender, até sabemos perfeitamente seu significado literal, mais colocá-la em pratica é o que se torna difícil. Existem pessoas que são motivadoras natas, que conseguem tirar dos outros o máximo que eles podem dar no momento sem fazer muito esforço. Outras precisam ser treinadas para isso, e com dedicação com certeza se tornarão ótimos motivadores.

Só que existem pessoas que não se enquadram no grupo dos motivadores, mais se consideram parte dele, pensam que para ser um motivador basta apenas dar liberdade para o grupo liderado por ele, trazer algo novo para apresentar ao grupo, mais nem sempre isso funciona, sabe por quê? Nem sempre o líder, o “pseudo motivador”, conta com a confiança dos membros do grupo, em algum momento, seja por ação ou omissão perdeu credibilidade, deixou a desejar em algum ponto e como castigo irá receber de volta o descrédito. Claro que nenhum membro do grupo irá dizer a ele diretamente que não confia mais em suas idéias e novos projetos. Mas tomará atitudes que o farão, se tiver o mínimo de inteligência vai perceber que o grupo não acredita mais nele e por conta disso não demonstra mais a vontade de outros tempos.

Para que um projeto de certo é necessário que todos os componentes do grupo acreditem nele, se isso acontecer, a função do líder motivador será só de coordenar e dar incentivo ao grupo, que acreditando no projeto e sentindo que seu trabalho é valorizado vai ter um imenso prazer em fazer tudo dar certo. Quando falamos em incentivo, não falamos só na parte financeira, a diversos exemplos nos dias de hoje, de pessoas que se dispõe a ganhar menos e serem felizes fazendo o que gostam, do que pessoas que ganham rios de dinheiro mais não gostam do que fazem, e só o fazem porque é seu meio de sustento.

Em um grupo de trabalho, nem sempre o líder é o motivador, deveria ser, mais se não o é, mesmo assim deve ter o feeling de dar liberdade para o motivador fazer seu trabalho, pois assim manterá sua equipe feliz, comprometida com o projeto e ainda de quebra receberá uma dose extra de respeito, por dividir com outro membro do grupo a função de gerenciamento do trabalho, mostrando assim a confiança que tem em cada membro da equipe e fazendo com que cada um deles saiba a real importância que tem para o perfeito andamento do trabalho.

Conceito de Motivação retirado de um dicionário

A motivação designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. (A motivação é um conjunto de forças internas que mobilizam e orientam a ação de um organismo em direção a determinados objectivos como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.)

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: