quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Quanto mais certezas tivermos, menos sábios seremos

Certa vez ouvi em algum lugar uma frase mais ou menos assim, “Os tolos e os fanáticos acreditam ter todas as respostas, já os sábios crêem que não sabem nada”. Partindo deste principio, podemos afirmar que a adoração extrema a um determinado segmento, pode nos levar a bitolação, ou seja, nos bloquear, fazer que acreditemos que os fatos apresentados a nós como verdades absolutas, são inquestionáveis e o que for dito para contradizer isso é pura blasfêmia, pecado, uma intervenção Demoníaca contra os princípios religiosos.

Não estou aqui para dizer que ter uma religião é algo ruim, longe disso, até acho que cada uma delas tem seus pontos positivos, bem como negativos também, mais não é a isso que me refiro. O que tenho a dizer é que o fato de crermos fielmente em um determinado culto, nos limita, nos aprisiona somente as idéias pré-formuladas pelas pessoas que o administram. Tiram-nos o poder de decisão, a capacidade de raciocinar livremente, ampliar nossos horizontes, única e exclusivamente, para tentar nos manipular.

Muitos de nós inconscientemente acabamos por nos deixar manipular, muitas vezes por ter sido pego em um momento de fragilidade emocional, assim sendo, fomos presas fáceis para tais manipuladores de idéias, e ao final disso, seja por comodismo ou até mesmo por fraqueza psíquica, nos tornamos reféns, limitados a apenas crer no que nos foi apresentado, sem questionamentos ou contestações.

Sejamos sábios, tenhamos a humildade de assumir que não sabemos nada, perto do que podemos realizar, somos leigos, que a muito mais a se aprender do que imaginamos, cada dia é um aprendizado, não tenhamos medo do novo, de tentar e falhar, afinal tudo é aprendizado, viemos ao mundo exatamente para isso, errar é uma necessidade, pois é errando que se obtêm a maioria dos ensinamentos. Vamos deixar os limites ideológicos para trás, fazer da vida um laboratório, de onde tiraremos experiências boas e ruins, êxitos e fracassos, e o melhor de tudo, muitos ensinamentos, coisas que poderemos partilhar com os demais, e quando acabar nosso tempo por aqui, teremos certeza de que, vivemos intensamente cada segundo e não apenas passeamos pela existência, sem méritos, nem conquistas.


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: