sábado, 5 de setembro de 2009

Direitos e opções

Muitas vezes somos levados a confundir direitos e opções, simplesmente por falta de atenção ou ainda em algumas situações por não sabermos bem a diferença entre ambos.
Direito em minha humilde opinião é algo que conquistamos ou por vezes nos é dado, algo que usamos diariamente mais que necessita de no mínimo a aceitação de alguém. Uma coisa da qual podem nos privar, como por exemplo, a liberdade que aparentemente todos temos, digo aparentemente pois não somos totalmente livres, temos sempre obrigações que limitam nossos atos e por conseqüência nossa liberdade (Mais uma prova de que nossa liberdade é condicionada).

Já opção é algo que temos e que não depende de outra pessoa além de nós para existir, é algo que usamos talvez com a mesma freqüência que os direitos, e aí deve estar o motivo pelo qual confundimos ambas as situações. Direitos e opções são coisas similares mais não iguais, podemos fazer o uso de ambos ou usá-los separadamente com a mesma intensidade. Exemplo disso é o fato de podermos OPTAR por viver ou morrer em determinados casos e não nos darem o DIREITO de fazer isso, assim apesar de termos decidido, ou seja, optado por desistir de nossa vida, outras pessoas não aceitam essa decisão e nos privam de nosso direito de escolha. Em outros casos podemos utilizar as duas situações em conjunto, como quando decidimos doar um órgão, por exemplo, optamos por dar a alguém algo que nos pertence e como é nosso temos o direito de doá-lo a quem acharmos melhor.

Existem também situações em que empregamos de forma errônea tais conceitos, muitas vezes na formulação de frases, e uma das mais famosas é de um teor bem autoritário, se trata da frase “Você tem o direito de ficar calado e tudo que disser pode ser usado contra você”, bom em minha opinião nessa frase o erro do emprego de tal conceito é gritante, gente, ninguém pode dar o direito sobre algo que não detém, ainda mais pressioná-lo dizendo que o que disser poderá ser usado contra você, seja qual for a situação. Calar-se não é um direito e sim uma opção, você pode ser ameaçado, chantageado ou até torturado, mais só você pode decidir se falará ou não, é uma opção somente sua e de mais ninguém, você pode ser influenciado ou até manipulado mais no fim que decide o melhor a fazer é você, sendo assim o correto seria dizer “Você pode optar por ficar calado, mais se resolver falar, o que disser poderá ser usado contra você”, como tudo na vida tem conseqüências, sua escolha, ou seja, a opção que escolher determinará o rumo do fato ocorrido.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: