terça-feira, 1 de setembro de 2009

É preciso ter visão e manter o foco...

Grande parte dos insucessos nos dias de hoje vem do fato de termos perdido a capacidade de enxergar as oportunidades, muitas vezes deixamos algo grandioso passar única e exclusivamente por estarmos com a atenção voltada só para o objetivo, deixando assim de observar tudo que acontece em torno de nós. Estamos nos deixando cegar pela exacerbada vontade de vencer e assim demoramos, ou muitas vezes nem conseguimos conquistar nossos objetivos, às vezes temos a faca e o queijo na mão, mais não conseguimos dar segmento ao projeto, pois achamos que se desviarmos um pouco o olhar perderemos o foco. Na realidade é totalmente o inverso que acaba acontecendo, pois para podermos manter o foco em um objetivo, temos que analisar todas as possibilidades, olhar ao redor, tentar encontrar uma maneira mais rápida de chegar onde pretendemos. Teoricamente é fácil, mais na pratica tudo fica mais difícil, já que muitas vezes atropelamos os detalhes, e esses sim fazem toda a diferença.
Manter o foco vai muito além de traçar metas e futuramente alcançá-las, para que possamos alcançar, temos que primeiro organizar todo o trabalho, levar em conta tudo que há ao redor, analisar as probabilidades de êxito e falha. E o mais importante de tudo, acreditar realmente que o caminho certo é o escolhido e ter em mente que poderam ocorrer imprevistos e dificuldades, mais que cedo ou tarde chegaremos lá. Desistir no primeiro revés não ajudará muito, o caminho para o sucesso não é um mar de rosas, na realidade mais parece um vale de pedras praticamente inanimado, de onde teremos que muitas vezes tirar leite de das pedras para dar segmento ao projeto.
Em outras palavras, o que precisamos entender é que para chegar a qualquer lugar, precisamos reaprender a utilizar nossa visão periférica, agrupar o máximo de informações possíveis antes de seguir em frente, sejamos observadores, visionários, pessoas capazes de agregar ao máximo, manter o foco, sem que para isso tenhamos que olhar em uma só direção, que tenhamos domínio total da situação e do local onde nos encontramos, pois demonstrar certeza e confiança no que nos prestamos a fazer é essencial em qualquer segmento de trabalho.


"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência."


(Henry Ford)


By: Rivaldo Yagi

Um comentário:

alane disse...

Oi, menino... Passei aqui para retribuir suas visitas... Muito bacana seu blog... Voltarei mais vezes. Beijos, Alane
pequenasdigressoes.wordpress