quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Trote Acadêmico

Desde que nos entendemos por gente e começamos a pensar no queremos ser quando crescer imaginamos nossa passagem pelo ensino fundamental, ensino médio, para só depois chegarmos à universidade, chegando à universidade ficamos ansiosos pelo primeiro dia de aula, pois existe a expectativa de iniciar o quanto antes o curso do qual adquiriremos o conhecimento necessário para a profissão que exerceremos durante o restante de nossas vidas. Também ficamos imaginando como será o TROTE, aquela brincadeira que os veteranos do curso que escolhemos fazem para dar as boas vindas aos calouros.

Porém nos dias de hoje o que era uma brincadeira sadia, por vezes vem tomando proporções de selvageria, onde marginais disfarçados de universitários praticam uma espécie bullying, usando de agressões físicas e morais contra os calouros, que tendem a ficar traumatizados ou em alguns casos procuram vingar-se e provocam tragédias sem precedentes. Infelizmente algumas pessoas ainda confundem liberdade com libertinagem, e destroem a imagem de instituições sérias de ensino com sua conduta animalesca.

Todos os anos somos obrigados a ver esse tipo de acontecimento estampado nas páginas dos jornais, monstros que forçam pseudo-colegas a ingerir álcool combustível, ou então atiram contra os calouros líquidos corrosivos, que provocam lesões que marcaram tais pessoas pelo resto de suas vidas.

Minha intenção não é levantar uma bandeira contra os TROTES, porém gostaria que nesses dias houvesse policiamento nas proximidades das universidades, quem sabe até policiais a paisana, para assim tentar coibir a ação de marginais que tentam estragar uma festa que deveria marcar de forma positiva o ingresso no ensino superior, acabando de vez com a violência e os atos de bullying que provocam temores nos calouros, como também deixem de manchar tanto o nome, quanto a reputação de instituições sérias como as universidades.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: