terça-feira, 24 de novembro de 2009

Seja protagonista de sua própria história...


Durante toda a vida estamos seguidamente correndo atrás do sucesso, e pouco paramos para pensar numa estratégia para conseguirmos alcançá-lo. Estamos diariamente preocupados em ser melhor que os demais, ter mais dinheiro, melhor casa, carro mais potente, porém esquecemos de algo muito mais importante, nosso bem estar. Do que adianta termos um bom emprego, rentável mais não o que sempre sonhamos? Lutemos sim pelos nossos sonhos, acreditemos em nós, em nossas capacidades, sejamos protagonistas de nossas histórias, escutemos somente as palavras de incentivo, já as criticas e projeção pessimista deixe para quem as proferiu. Toda profissão é digna, crescemos ouvindo isso de nossos Pais, porém, infelizmente, a grande maioria dos Pais ainda obriga seus filhos a largarem seus sonhos “baratos”, por futuros mais rentáveis, criando assim mais uma centena de profissionais frustrados.
Muitas vezes nossos Pais querem ver em nós o sonho deles realizado, querem que sigamos a profissão que eles gostariam de ter seguido, mais que por motivos que consideravam de força maior abandonaram, arrependeram-se da decisão e assim tentam corrigir seu erro nos utilizando como ferramental para isso.
Certa vez vi a entrevista de um ator famoso, na tal entrevista lhe perguntaram se ele nunca se sentiu frustrado por nunca ter feito um trabalho onde era protagonista da história. Ele então respondeu que no início da carreira pensava bastante nisso, mais com o tempo chegou à conclusão que não existiam papéis pequenos e sim atores pequenos, por esse motivo aceitava os papéis de acordo com a profundidade do personagem.
Foi a partir desse momento que mudei minha forma de pensar em relação aos meus sonhos pessoais e profissionais. Parei para pensar e cheguei à conclusão que toda profissão é rentável, mais o profissional é que tem que torná-la rentável, trabalhando com dedicação e comprometimento com o que escolheu para fazer para o resto da vida.
E em relação à parte pessoal, aprendi que para ser feliz, precisamos primeiro descobrir o que nos faz feliz, para que assim possamos aproveitar ao máximo cada segundo dos dias que viram da forma mais prazerosa possível. Devemos dar valor a cada novo aprendizado, cada nova descoberta, devemos também aprender a ouvir e então tirar algo de produtivo do que foi nos dito, algumas verdades doem, mais é a partir delas que nos tornamos pessoas melhores e frustradas com o que acontece de ruim conosco.
A felicidade existe, porém ser feliz é uma decisão que precisamos exercitar diariamente, fazendo o que nos dá prazer e aproveitando cada minuto de nosso dia, como se soubéssemos que seria o ultimo de nossas vidas.



“Carpe Diem quam minimum credula postero” (Aproveite o dia, confie menos no amanhã).


By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: