segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ética é uma pregação, raramente uma verdade...

Mais uma vez o colunista e apresentador Luiz Carlos Prates acertou em cheio, fio curto e grosso, falou pouco mais falou bonito. Acho até que ninguém definiu ética tão bem quanto ele nesta pequena frase, analisemos.

Todos corriqueiramente ouvimos falar sobre ética, palavrinha gasta essa não? Porém, falar não basta, deveriamos sim exercer a ética, coisa que poucos ou arrisco até a dizer ninguém faz uso. Estamos continuamente julgando uns aos outros sem antes olharmos para nossas ações, muitas vezes o que condenamos hoje acabamos fazendo manhã, e então, onde fica a tal da ética? Sim, isso mesmo, só na teoria.

Falar de ética nos dias de hoje é tão mítico quanto falar dos Deuses do Olimpo, podemos jurar que eles existiram, mais não podemos provar sua existência. Dizem que um dos princípios da ética é não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós, quem diz seguir essa regra é hipócrita, mentiroso, pois todos os dias, mesmo que involuntariamente, fazemos algo a alguém que se fosse feito contra nós, reagiríamos de maneira proporcional ou até pior que a atitude tomada por tal pessoa, sendo assim, somente com esse exemplo é possivel chegar à conclusão que a ética é mesmo uma pregação, falada, debatida, e como diz a continuação da frase que dá título ao texto, raramente cumprida.

By: Rivaldo Yagi

Nenhum comentário: